segunda-feira, 17 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA REALIZAR EM SALA DE AULA COM O TEXTO "MEU PRIMEIRO BEIJO", DE ANTONIO BARRETO

Texto para análise
“Meu Primeiro Beijo” – Antonio Barreto
Sequência didática        
1-      Título – Levantamento de hipóteses.
     Em sala de aula escrever o título na lousa e levantar hipótese sobre o tema discutido no texto, se o autor descreve ou narra à história do seu primeiro beijo. (Nesse momento tentar focar somente no título).
2-      Leitura silenciosa e compartilhada
Entregar uma cópia do texto para cada aluno e pedir que façam uma leitura silenciosa e em um segundo momento fazer a leitura em voz alta. O professor deverá fazer essa leitura para sanar dúvidas quanto às pronúncias e entonação.
3) Refletir com os alunos se realmente as expectativas deles foram atendidas quanto ao tema e assunto. (Permitir nesse momento que alguns alunos façam o seu depoimento sobre o primeiro beijo).
4-      Assistir ao filme “Nunca fui beijada” – Diálogo entre diferentes gêneros (Perguntar ao aluno sobre filmes que tenham esse tema como base. A sugestão é "Nunca fui beijada", mas pode ser outro dependendo da classe.
5-      Intertextualidade com Biologia/Ciências 
 O texto traz algumas informações biológicas sobre o beijo. Aproveitar o momento para pesquisar mais informações. O professor de Ciências pode interagir e participar da atividade.
6- Vocabulário. (Aproveitar a sala de informática e fazer pesquisa com o dicionário on line sobre algumas palavras que os alunos não compreenderam.).
7-      Gramática Contextualizada – Período Composto por coordenação 
  Explicar o uso das conjunções no texto.
8-      Pontuação
   Aproveitar o momento para relembrar o uso da pontuação. É sempre importante revisar com os alunos o uso da vírgula, dois pontos, travessão.
9-      Pesquisa sobre o autor
   O autor Antonio Barreto não é muito conhecido. Seria importante que os alunos conhecessem mais o seu trabalho.
10-      Produção escrita (Relato ou outra tipologia)
   A produção escrita é o momento em que o aluno poderá contar como foi o seu primeiro beijo. O texto poderá ser livre quanto ao gênero: poema, crônica, relato, ou outro gênero de interesse.
11-  Socialização das produções em sala de aula.
   Depois das atividades corrigidas e passadas a limpo, reserve um momento para a leitura de algumas produções. (Deixe livre para o aluno que quiser expor o seu texto). É um espaço de interação cultural. Vale a pena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário